sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

De "mifus" e "sifus"

Não sei porque tantos estranharam a fala presidencial em que fomos contemplados com um popular "sifu" ou, para ser mais claro um "se fodeu". Nada mais natural na boca de um inculto torneiro mecânico. O que fica mais fora de contexto na fala de Lula são as falas, fruto de discursos preparados por membros do "staff", que não combinam com o torneiro mecânico estadista.

Entendo que o "sifu" na boca de Lula é o nosso "nusfu", ou o meu "mifu", pelos males de um país administrado pela falta de competência. Alguns apoiadores do Apedeuta dirão que estamos bem muito obrigado com ele, não duvido, mas tenho absoluta certeza que estaríamos muito melhor sem ele. É uma questão lógica: se essa nau Brasil avança sem um timoneiro, imagine onde já estaria com um competente no comando.

Lamento que tantas mentes ditas brilhantes possam advogar as benécies de uma mente inculta e despreparada. É o mesmo que admitir que estamos evoluindo na contramão da história, ou que a solução para o mundo é abandonar qualquer tipo de estudo e se dedicar a tornearia mecânica. Espero que esses que assim pensam, na hora em que necessitarem uma cirurgia de urgência procurem um torneiro mecânico.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Lula, o dissimulado

Lula tem coragem. E é atrapalhado ou dissimulado. Talvez as duas coisas. Primeiro afirma que não lançou a candidatura da camarada e guerrilheira Estela, também conhecida como Dilma Rouseff, a presidência da república. Depois afirma que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é o principal cartão de visitas do governo a campanha presidencial de 2010. O fato da camarada Estela ser a gestora do programa deve ser mera coincidência. 

E, antes que me acusem de estar acusando uma heroína nacional de guerrilheira, digo que não tenho culpa se todos ignoram a verdadeira história das guerrilhas nesse país. É claro que os guerrilheiros fazem questão de misturar alhos e bugalhos, é conveniente. Há os que provocaram a ditadura - eis que tentaram implantar no país uma ditadura, caso da guerrilheira Estela e há a farinha de outro saco, os que lutaram depois para se livrar da ditadura, casos de muitos, mas que não é o caso da camarada guerrilheira Estela.

Esse motivo, aliás, é o verdadeiro motivo pelo qual esse governo ainda não abriu os chamados arquivos da ditadura. Eles não querem que a verdadeira história venha a tona. Preferem deixar como está, nessa conveniente mistura em que os antidemocratas, os defensores de uma ditadura do pensamento único, continuam confundidos com os verdadeiros democratas, os que lutaram pela redemocratização do país.

Mas voltando as trapalhadas - ou não! - de Luiz Inácio, ele afirma que não fará campanha para a presidência em 2009, mas que se empenhará em inaugurar o maior número possível de obras do Pac ?!?!?!?! Então inaugurar obras do Pac não é atividade eleitoreira? Está certo, senhor presidente, me engana que eu gosto...

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sexo envelhece


Essa notícia deu no G1 da Globo: Sexo envelhe, afirma ex-secretária de 105 anos. E a considerar pela a juventude expressa na foto acima dessa jovem anciã de 105 anos, devemos concordar totalmente com a afirmativa dela: sexo realmente envelhece. Eu, que infelizmente não segui esse conselho, vou acabar morrendo precocemente, de velhice, mas com um sorriso deslavado no rosto...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Erictibion e a crise

De certa forma compartilho com nosso presidente (em sua simplicidade) a mágoa por essa crise que assola a economia mundial. Sei que isso não resolve, que a crise está aí e veio para ficar independente dos meus humores (ou os humores do presidente). O problema é que a economia de mercado no sistema capitalista, dita de risco, não carrega os riscos, só os lucros.

Vamos pagar o pato por uma patacoada que não fizemos. E isso é a motivação da mágoa presidencial e, de certa forma, também minha. Quando as bolsas sobem, ganhos os investidores (capitalistas); quando despencam, perde todo mundo, perde o povo, o trabalhador, o operário (obrigados a bancarem o prejuízo para escapar dos ditos "riscos sistêmicos").

Nosso presidente tenta dourar a pílula, falando em "bancos pequenos", pequenos? Quais? Ou pequenos em quê, senhor presidente? Nos juros que nos cobram? Nas taxas? Vamos socorrer os bancos pequenos, diz ele, como se um banco fosse igual a um pequeno agricultor ou assemelhado a um microempresário. Na verdade estamos assistindo a um novo e rebatizado PROER, lembram?

Fica o protesto (meu e do presidente) E é só o que vai ficar...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Quem é Erictibion?

Eu não sei, mas parece mais com nome de remédio do que de pessoa - e essa foi a forma como respondi a pergunta título desse post. Esse nome, que me foi apresentado por pai quando eu estava com uns 12 ou 13 anos de idade, veio acompanhado dessa pergunta: - Quem é Erictibion?
A resposta foi honesta, sincera e verdadeira. Eu (ainda) não conhecia Erictibion naquele tempo. Passaram-se vários anos, muita água passou por debaixo da ponte, muitas indas e vindas, voltas e reviravoltas, marchas e contramarchas, e mais uma meia dúzia de lugares comuns, quando um belo dia choveu.
Não choveu dinheiro na minha horta, talvez devido ao fato de que eu não tenho (e nem nunca tenha tido) uma horta. Uma aorta? Sim, tenho, mas estamos falando de coisas diferentes. É a horta, e não a aorta, existe um "agá" que muda o sentido e faz toda a diferença entre a principal artéria do corpo humano e uma mera plantação de batatas.

Bom, acho que já chega.