Eu costumo garimpar no noticiário os assuntos sobre os quais escrevo em meus blogs. Leio as notícias e escrevo uma opinião, uma análise pessoal sobre algum assunto que entendo interessante. Minha preferência recai sobre os assuntos da política e os que envolvem a segurança pública, áreas sobres as quais acumulo algum conhecimento.
Normalmente são assuntos mais ácidos, menos divertidos e com menos tendência de encontrar adeptos ou leitores. Não me importo, sempre tenho dito que não escrevo direcionado ou na busca de audiência. Não que me desgoste ter leitores ou, a contrário senso, que prefira a solidão, mas acho que já existe muita gente escrevendo sobre os assuntos, como direi? Mais amenos, é isso.
Credito essa falta de interesse ao descrédito que a população nutre pela política, acostumados que estão com as manchetes que constantemente denunciam escândalos nessa área. Quanto a segurança, a impressão que se têm é que o povo já se acomodou no papel de vítima nesse processo de falta de segurança.
O estado abdicou da sua função - ou obrigação - de promover a segurança pública para os cidadãos. Todo o sistema faliu. O estado abandonou as polícias, os presídios e o judiciário, que não dá conta nem de uma ínfima parcela daquilo que teria como obrigação. A alegação de que o crime tem como base um problema social causou outro: a vitimização da população.
Mas qual é a solução? Abandonar simplesmente esses temas e assumir o papel do cordeiro diante do lobo? Creio que não, prefiro continuar lutando, mesmo sabendo que não farei grande diferença ou estarei remando contra a maré. Como dizem: a esperança é a ultima que morre.
Normalmente são assuntos mais ácidos, menos divertidos e com menos tendência de encontrar adeptos ou leitores. Não me importo, sempre tenho dito que não escrevo direcionado ou na busca de audiência. Não que me desgoste ter leitores ou, a contrário senso, que prefira a solidão, mas acho que já existe muita gente escrevendo sobre os assuntos, como direi? Mais amenos, é isso.
Credito essa falta de interesse ao descrédito que a população nutre pela política, acostumados que estão com as manchetes que constantemente denunciam escândalos nessa área. Quanto a segurança, a impressão que se têm é que o povo já se acomodou no papel de vítima nesse processo de falta de segurança.
O estado abdicou da sua função - ou obrigação - de promover a segurança pública para os cidadãos. Todo o sistema faliu. O estado abandonou as polícias, os presídios e o judiciário, que não dá conta nem de uma ínfima parcela daquilo que teria como obrigação. A alegação de que o crime tem como base um problema social causou outro: a vitimização da população.
Mas qual é a solução? Abandonar simplesmente esses temas e assumir o papel do cordeiro diante do lobo? Creio que não, prefiro continuar lutando, mesmo sabendo que não farei grande diferença ou estarei remando contra a maré. Como dizem: a esperança é a ultima que morre.

